segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dieta da Primavera

Seguindo a dieta à risca é possível perder até 5 kg em um mês

O clima está esquentando e ainda dá tempo de perder aqueles quilinhos a mais adquiridos durante o inverno. Para isso, as nutricionistas Cristiane Novatto e Renata Bravo, da clínica Dicorp, do Rio de Janeiro, montaram um cardápio especial, a "Dieta da Primavera", que reúne alimentos da estação que ajudam a entrar em forma antes de começar o verão.

A dieta da primavera conta com um cardápio diferente para os sete dias da semana com um total de 1.100 calorias/dia. Cristiane orienta que as refeições sejam feitas com um intervalo de pelo menos três horas. "Essa é uma dieta modelo, pois cada pessoa tem uma necessidade, mas a perda de peso pode chegar a 5 kg em um mês, principalmente, se a dieta estiver aliada a alguma atividade física", salienta

A dieta não tem muitas restrições de alimentos. Segundo a nutricionista, o cardápio reúne todos os grupos alimentares combinados de forma que ajudam a diminuir o peso. "As restrições são na quantidade do que vai ser ingerido", orienta.

As nutricionistas destacam também que nos dias mais quentes a digestão se torna mais lenta e por isso, uma alimentação leve é a mais indicada, principalmente porque o organismo precisa de menos calorias para manter a temperatura do corpo equilibrada. Diante disso, é melhor optar por alimentos cozidos, assados e grelhados e deixar as frituras de lado, assim como diminuir o consumo de sal que causa retenção de líquido.


Café da manhã
- 250 ml de leite magro (ou 30 g de queijo)
- 6 colheres de sopa de cereais ou 1 pão com pouca manteiga ou compota

Lanche da manhã
1 iogurte ou 125 ml de leite
3 bolachas maria, torrada, água e sal, pequenas ou integrais (sem gordura)
Se preferir, uma peça de fruta.

Almoço
- 1 prato (cheio) de sopa de legumes (com base de farináceos fina)
- 100 g de carne ou pescado ou 2 ovos
- 1 chávena de chá de arroz, massa, grão, feijão, favas ou lentilhas ou 2 batatas médias (do tamanho de um ovo) ou 1 pão (pode comer 1 sopa e uma sanduíche)
- 1 chávena de legumes (sem ou com muito pouco azeite)
- 1 peça de fruta

1.º lanche
- 1 iogurte
- 1 pão com ½ queijo fresco, queijo magro ou fiambre de aves ou 6 bolachas ou 6 colheres de sopa de cereais

2.º lanche
- 1 peça de fruta ou 200 g de vegetais (cenoura, tomate, etc.)

Jantar
- Sopa
- Prato com quantidades iguais às do almoço
- 1 peça de fruta

Ceia
- 125 ml de leite ou iogurte
- 3 bolachas, 1 peça de fruta ou 3 colheres de sopa de cereais

0 comentários: